Municípios aliam sustentabilidade e novos empregos com Usinas Eólicas
A construção de novas usinas eólicas esse ano (2011) é o principal objetivo de alguns municípios do semi-árido baiano. Por sofrerem consecutivamente com diversas secas e por falta de energia na região, os municípios de Igaporã, Guanambi e Caetité optaram por investir na implantação dessas usinas na região municipal.
Dentre vários benefícios existentes com a construção das usinas um dos principais é o grande aumento no número de empregos nas regiões. Conforme divulgado, esses números devem chegar a um total de 2.970 novos empregos, sendo eles diretos ou indiretos.
O Governo Federal afirmou que esse setor vai crescer potencialmente e que os projetos apresentados contribuirão para a redução das emissões de gases ao efeito estufa, resultando na geração de créditos de carbono. (Fonte: CNM)
Política para resíduos sólidos é discutida na UPB
A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada recentemente e cria responsabilidades para os municípios se adequar até o ano de 2014. Para que o município possa se adequar a essa nova lei, o primeiro secretário da UPB, Marco Aurélio dos Santos Cardoso, prefeito de Santana e representando o presidente Luiz Caetano, recebeu a técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Fátima Gutierrez para apresentar um projeto com objetivo de orientar os municípios na forma que essa legislação seja atendida.
Esse projeto será apresentado ao presidente da UPB para que ele possa apreciar e buscar parcerias com os municípios. Fátima Gutierrez é especialista em gestão ambiental e hoje coordena a Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA).
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc). Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.
Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário