sábado, 19 de fevereiro de 2011

Legislativo de Sebastião Laranjeiras reinicia seus trabalhos com grandes perspectivas de progresso e desenvolvimento



Valmirar Pereira Morais: “Se o projeto que a prefeita mandar para cá for bom, todos nós apoiaremos, como fizemos com todos que vieram até agora”

Foram iniciados no dia (15/02), em sessão realizada no Auditório Geraldo Camargo, os trabalhos legislativos para o exercício de 2011, da Câmara Municipal de Sebastião Laranjeiras com as presenças dos vereadores: Aleci Lacerda de Arnizaut, Eliano Oliveira Leão, Ozéas Gonçalves Pereira, Rozemberg Pereira Laranjeira, Lauro Borges de Souza, Orlando Rodrigues Monção e Alceu Pereira Malheiros, além do presidente da Casa Valmirar Pereira Morais e diversas lideranças políticas do município.

Dando início às atividades Valmirar Morais, após dá as boas vindas a todos, falou da sua satisfação e felicidade por está voltando aos trabalhos legislativos, quando pediu a Deus que iluminasse todos os vereadores no transcorrer desse ano, para que a harmonia impere naquela câmara.

Após o secretário apresentar os projetos e indicações dos vereadores, a palavra foi franqueada aos edis:

Orlando Rodrigues Monção fez a reivindicação de uma bomba d’água para o poço artesiano da comunidade de Tabuas, pois a antiga está com defeito e a população está necessitada do precioso liquido.

O vereador também chamou à atenção para o descaso do motorista do ônibus que faz a linha Tabuas a Sebastião, pois o mesmo não está esperando os alunos. Citando um exemplo em que faltava 200 metros para o aluno chegar ao ponto e o motorista foi embora deixando a criança. Também lembrou que os alunos estão reclamando da poeira existente no interior da condução.

Rozemberg Laranjeiras disse que o município de Sebastião Laranjeiras é muito carente, porém a prefeita está trabalhando muito, lembrando da aquisição dos ônibus novos para transportar os alunos.

Por sua vez, Lauro Borges frisou que a quadra poliesportiva de Mato Grosso está com a metade das lâmpadas queimadas. A mesma tem oito refletores, porém só funcionam quatro.

Falando que as escolas estão precisando de reformas o mais rápido possível, o vereador Alceu Pereira disse que os alunos não podem ficar estudando com desconforto. Também pediu a restauração das estradas de acesso à Mandiroba.

Voltando ao caso do motorista do ônibus, Eliano Oliveira Leão lembrou aos demais colegas que precisam levar o problema ao conhecimento da prefeita, pois isto não pode acontecer novamente, caso se repita, irá trazer vários prejuízos aos alunos.

O vereador Aleci Lacerda disse que é muito grave o descaso do motorista e isso não pode voltar a acontecer, nem só em Tabuas, mas em todo município, onde às vezes o aluno tem de percorrer mais de cinco quilômetros a pé para pegar o Ônibus e faltando 200 metros para chegar, o motorista não espera. “O motorista tem que saber da sua obrigação”.

Usando a palavra o vereador Ozéias Gonçalves Pereira disse que algumas pessoas estão lhe cobrando uma providência quanto à questão do telefone público, pois a maioria das vezes não está funcionando, causando com isso muito prejuízo à população.

Falando com exclusividade para a Tribuna Popular, o presidente Valmirar Morais disse que o município precisa de desenvolvimento e para isso a prefeita necessita do apoio e a ajuda de todos os vereadores. Para isso o legislativo vai pleitear obras e benefícios juntos aos deputados representantes.

Valmirar frisou que irá apresentar bons projetos, pois deseja que a sua administração seja gravada na história política da cidade.

O presidente lembrou que em sua gestão ainda pretende adquirir para a Câmara, um automóvel e construir uma cantina. “Vamos ver se este ano se eu consigo realizar tudo isso, espero que aumente o repasse para que eu possa realizar alguns dos meus sonhos para a melhoria do meu povo”.

Finalizando, o presidente disse que Sebastião Laranjeiras tem uma câmara unida, os vereadores só tem pensando de melhoria para o município, que irão trazer benefícios à população. “Se o projeto que a prefeita mandar para cá for bom, todos nós apoiaremos, como fizemos com todos que vieram até agora”.

Tribuna Popular Gbi

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Caculé: Audiência Pública discute seca e seus efeitos

Barragem do Truvisco se encontra hoje com 50% das comportas abertas


Uma Audiência Pública na Câmara de Caculé, no Sudoeste Baiano, na última semana, discutiu a seca que atinge os munícipios de Caculé, municípios Rio do Antônio, Guajeru e, especialmente, Malhada de Pedras. A questão discutida foi a intenção dos órgãos gestores das águas em abrir 100% das comportas da Barragem do Truvisco, localizada em Caculé, visando minimizar os efeitos da seca nos municípios Rio do Antônio, Guajeru e, especialmente, Malhada de Pedras. ‘O Truvisco está com 50% das comportas abertas e a ação de escoar as águas desta barragem é paliativa, com consequências imprevisíveis, já que o leito do Rio do Antônio se encontra muito seco, as barragens dos municípios vizinhos são pequenas e estão assoreadas. Além do mais, a distância que se pretende atender é longa – em média 100 km e, em decorrência disso, haveria grande desperdício desta água, correndo-se o risco do Truvisco secar e ainda assim, não atender aos objetivos do escoamento, que é abastecer os municípios vizinhos’, argumenta o prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM). A Audiência finalizou com a deliberação unânime da assembleia para que o prefeito Luciano Ribeiro encaminhe expediente ou entre em contato por outros meios com os gestores do sistema hídrico da Bahia a fim de buscar uma solução de alento e de conforto à comunidade caculeense. Se, contudo, desta providência não obtiver êxito, nova Audiência Pública será designada para novas medidas. Em reunião, na última quarta-feira (9), a Comissão do Açude do Truvisco decidiu pela permanência da abertura da barragem em 50% por mais 15 dias. Neste momento, o prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Bezerra, alegou que durante os 25 dias de escoamento da barragem uma quantidade ínfima de água chegou a Malhada de Pedras, e confessou que realmente essa não é a solução para o problema. Embora convidados, não compareceram à Audiência, representantes do Instituto de Gestão de Águas e Clima (Ingá), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que poderiam trazer confortar a população que vive angustiada com a escassez da água.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Presidente da UVERMIG participa da posse da nova diretoria da AMAVALE


Ontem(11), às 20 horas, no Espaço Eventos em Guanambi, aconteceu a posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Vale do São Francisco e Serra Geral (AMAVALE). A AMAVALE é uma entidade que congrega 23 municípios associados. A nova mesa diretora foi eleita por unanimidade:

Presidente - Prefeito de Caetité José Barreira de Alencar Filho;
Vice - Presidente Prefeito de Guanambi Charles Fernandes;
Secretário - Prefeito de Livramento Carlos Souto;
Tesoureiro - Reinaldo Barbosa de Góes Prefeito do Iuiú;
Conselho Fiscal - Antônio Novaes Prefeito de Rio do Antônio, Prefeito de Ibiassucê Heliton Alves, Prefeita de Matina Olga Castro e Prefeita de Sebastião Laranjeiras Luciana.


O evento contou com as presenças de importantes lideranças políticas, tais como: Presidente da UPB, prefeito de Camaçari Luiz Caetano; Deputado Federal Ruy Costa (PT); Deputado Estadual João Bonfim (PDT); Deputada Estadual Ivana Bastos (PMDB); Assessor Especial da SESAB e representante do Secretário Jorge Solla, Dr. Alfredo Boa Sorte; Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmara; Prefeito de Caetité e novo Presidente da AMAVALE, José Barreiro; Presidente da UVERMIG, José Carlos Lélis - Latinha; Prefeito de Caculé, Dr. Luciano; Prefeito de Guanambi e Vice-Presidente da AMAVALE, Charles Fernandes; Prefeito de Santana, Presidente da AMORVALE e Secretário Geral da UPB, Marcão, que participaram da mesa e fizeram uso da palavra para saudarem o novo presidente e a diretoria da AMAVALE, destacando a necessidade da unidades das forças políticas para garantir o desenvolvimento sustentável da região e levantaram a questão da agilização da construção da Adutora do Rio São Francisco. O assessor parlamentar Paulo Costa representou o Deputado Federal Daniel Almeida no ato de posse da AMAVALE.

O Presidente da UVERMIG, José Carlos Lélis Costa - Latinha, participou do ato de posse da AMAVALE e fez um pronunciamento defendendo a unidade das forças políticas do sertão visando o desenvolvimento sustentável da região, bem como levantou a bandeira da agilização da construção da Adutora do Rio São Francisco e a implantação da Universidade Federal da Serra Geral.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Caetano vai participar da posse do novo presidente da AMAVALE em Guanambi



O presidente da UPB, prefeito de Camaçari Luiz Caetano vai estar presente hoje, às 19h no município de Guanambi, na posse do presidente da Associação dos Municípios do Vale do São Francisco e Serra Geral (AMAVALE). José Barreira, prefeito de Caetité. Na oportunidade Caetano vai defender o fortalecimento das entidades regionais e dos territórios baianos, como forma de levar o desenvolvimento para o interior do Estado.

A AMAVALE é uma entidade que congrega 21 municípios associados. A nova mesa diretora foi eleita por unanimidade: Presidente - Prefeito de Caetité José Barreira de Alencar Filho; Vice - Presidente Prefeito de Guanambi Charles Fernandes; Secretário - Prefeito de Livramento Carlos Souto; Tesoureiro - Reinaldo Barbosa de Góes Prefeito do Iuiú; Conselho Fiscal - Antônio Novaes Prefeito de Rio do Antônio, Prefeito de Ibiassucê Heliton Alves, Prefeita de Matina Olga Castro e Prefeita de Sebastião Laranjeiras Luciana.

Compõem a associação os seguintes municípios: Boquira, Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Caturama, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Riacho de Santana, Rio do Pires, Tanque Novo, Pindaí, Urandi, Mortugaba, Rio do Antônio, Licínio de Almeida e Bom Jesus da Lapa.

UPB Informa



Municípios aliam sustentabilidade e novos empregos com Usinas Eólicas

A construção de novas usinas eólicas esse ano (2011) é o principal objetivo de alguns municípios do semi-árido baiano. Por sofrerem consecutivamente com diversas secas e por falta de energia na região, os municípios de Igaporã, Guanambi e Caetité optaram por investir na implantação dessas usinas na região municipal.

Dentre vários benefícios existentes com a construção das usinas um dos principais é o grande aumento no número de empregos nas regiões. Conforme divulgado, esses números devem chegar a um total de 2.970 novos empregos, sendo eles diretos ou indiretos.

O Governo Federal afirmou que esse setor vai crescer potencialmente e que os projetos apresentados contribuirão para a redução das emissões de gases ao efeito estufa, resultando na geração de créditos de carbono. (Fonte: CNM)


Política para resíduos sólidos é discutida na UPB

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada recentemente e cria responsabilidades para os municípios se adequar até o ano de 2014. Para que o município possa se adequar a essa nova lei, o primeiro secretário da UPB, Marco Aurélio dos Santos Cardoso, prefeito de Santana e representando o presidente Luiz Caetano, recebeu a técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Fátima Gutierrez para apresentar um projeto com objetivo de orientar os municípios na forma que essa legislação seja atendida.

Esse projeto será apresentado ao presidente da UPB para que ele possa apreciar e buscar parcerias com os municípios. Fátima Gutierrez é especialista em gestão ambiental e hoje coordena a Comissão Técnica de Garantia Ambiental (CTGA).

Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc). Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.

Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.