sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mobilização pela construção da Adutora do Rio São Francisco

Diretoria da UVERMIG



Ofício Circular da UVERMIG

Guanambi, 26 de Fevereiro de 2010.


Para os Senadores, Deputados Federais e Estaduais da Bahia,


O objetivo do presente ofício é relatar a situação da seca e os baixos índices pluviométricos da região da Serra Geral, bem como a realidade das Barragens de Ceraíma e Poço do Magro que abastecem as cidades de Guanambi, Candiba e Pindaí, atendendo uma população de mais de 130 mil habitantes. O volume de água atual das duas barragens só atenderá o abastecimento de água potável até o mês de setembro e a estiagem prolongada é motivo de preocupação dos órgãos responsáveis (Embasa e Codevasf).


A preocupação com a longa estiagem que vem assolando a região de Guanambi, ocasionando enormes prejuízos que comprometem a safra, o tratamento de animais e a preocupação maior indiscutivelmente o consumo humano. A UVERMIG solicitou da Codevasf o levantamento do potencial hídrico da região e a capacidade de vazão e qualidade das águas dos poços artesianos já perfurados e sem instalação da região, visando propor ao órgão, que em parceria com o Governo do Estado (CERB) e as Prefeituras Municipais, façam as suas instalações urgentemente e emergencialmente, conforme ofício nº 003/2010 anexo.


A UVERMIG – União dos Vereadores da Microrregião de Guanambi tomou diversas iniciativas visando reivindicar do Governo e da Codevasf a agilização do processo burocrático de construção da Adutora do Rio São Francisco, que atenderá o abastecimento de água das cidades de Guanambi, Iuiú, Malhada, Palmas de Monte Alto, Matina, Igaporã, Candiba, Pindaí e Caetité, com as seguintes sugestões de iniciativas por parte das Câmaras de Vereadores e dos Prefeitos Municipais da região:


  • Decreto de Estado de Emergência nos municípios da Serra Geral, conforme a realidade local;
  • Solicitação de audiência da Diretoria da UVERMIG, Presidentes de Câmaras e Prefeitos com o Governador Jaques Wagner, visando discutir a situação acima relatada;
  • Reunião regional, URGENTE, da Diretoria da UVERMIG, Prefeitos (AMAVALE), Presidentes de Câmaras e representante da Codevasf com o objetivo de agilizar o processo de mobilização regional;
  • Mobilização e envio de fax relatando a situação de seca da região e a necessidade da construção da Adutora do Rio São Francisco para os Senadores, Deputados Federais e Estaduais da Bahia.

A questão da resolução do problema da falta de água para o abastecimento humano é fundamental para a consolidação do desenvolvimento da nossa região e a sobrevivência da comunidade do semi-árido.


Portanto, solicitamos de V.Excia., iniciativas junto ao Governo Federal, Codevasf e Governo Estadual, visando à ampliação da mobilização das forças políticas para resolver essa realidade da região da Serra Geral.


Atenciosamente,


José Carlos Lélis Costa

Presidente da UVERMIG


Ofício n° 003/2010 - CODEVASF

Guanambi, 04 de Fevereiro de 2010.


Exm° Sr.

Antônio Rodrigues Gomes

Chefe do Escritório de Apoio de Guanambi - CODEVASF

Guanambi - Bahia


Prezado Diretor,


Solicito de V.Sa. o envio da relação de poços artesianos perfurados e sem instalação pela CODEVASF nas cidades da região da Serra Geral, bem como a análise da quantidade e qualidade da água. O Objetivo desta solicitação é desenvolver um projeto de parceria entre o Governo Federal (CODEVASF), Governo do Estado (CERB e CAR) e as Prefeituras Municipais visando contribuir para minimizar os efeitos da seca que atinge o semi-árido baiano.


A UVERMIG – União de Vereadores da Microrregião de Guanambi, entidade representativa do Legislativo Regional, tem como objetivo debater e reivindicar doa órgãos responsáveis, especialmente o Ministério da Integração e a CODEVASF, a questão da seca na região. Por isso, os dados dos referidos poços artesianos serão fundamentais para estabelecer uma estratégia de elaboração da seguinte proposta:


- Projeto de instalação de poços artesianos priorizando o abastecimento humano, hortas comunitárias e fruticultura e abastecimento animal. A análise da qualidade da água e o volume são fundamentais para estabelecer as prioridades.


Atenciosamente,


José Carlos Lélis Costa

Presidente da UVERMIG

Nenhum comentário:

Postar um comentário