sábado, 27 de fevereiro de 2010

Elder Guimarães solicita providencias para adutora do São Francisco


24/02/2010 - Por: Asses. de Imprensa da Câmara de Ver. de Guanambi





Fotos:

Elder Guimarães solicita providencias para adutora do São Francisco

Ceraíma

A problemática do abastecimento de água em Guanambi-BA, amplamente debatido pela Câmara de Vereadores, além das incertezas que cercam o efetivo inicio das obras da adutora do São Francisco, por falta de recursos no orçamento da união, fez com que o Presidente da Câmara de Vereadores Elder Guimarães enviasse documento ao Ministro Gedel Vieira Lima, da integração Nacional (com copia para deputados federais e estaduais da região) solicitando providencias urgentes que viabilize a solução do problema.

Leia copia do documento abaixo:


Guanambi, 19 de fevereiro de 2010.



Exmo. Sr.

GEDEL VIEIRA LIMA

M.D. Ministro da Integração Nacional

Brasília D.F.


Senhor Ministro,


A longa estiagem que atinge a região tem provocado prejuízos ao processo econômico da região com reflexos diretos nas atividades produtivas, como agricultura, pecuária, comércio e serviços. Neste contexto, um dos fatores que demandam uma preocupação imediata da sociedade e requer providências imediatas por parte dos órgãos governamentais é o sistema de abastecimento de água. A Barragem de Ceraima, que abastece Guanambi, Candiba, Pindaí, além do projeto de irrigação do núcleo do Distrito de Ceraima está com sua capacidade de abastecimento comprometida, em que pese, as chuvas do último mês de outubro terem amenizado temporariamente a situação. A adutora do Poço do Magro, reforçando o sistema, também não atende a demanda. A solução já apontada pela CODEVASF e pelo Governo é a Adutora do São Francisco. Infelizmente, conforme informação oficial do Ministro e da Codevasf, não foram alocados recursos no orçamento da União, o que por si só já demonstra um vacilo político dos representantes da região no Congresso nacional. Levando essa falta de recursos a comprometer enormemente o início imediato da adutora, conforme requer a realidade, sob pena dos Municípios enfrentarem grave colapso que poderá gerar grave impacto social e econômico, comprometendo o processo de crescimento das Cidades e da região, com retrocesso de projetos e investimentos.

Frente ao exposto, solicitamos de V. Exa., prioridade nesta importante reivindicação, adotando providências no sentido de assegurar recursos no Orçamento da Codevasf para o início da Adutora.

Na certeza de vossa valiosa atenção, agradecemos antecipadamente.

Atenciosamente,


JOSÉ ELDER GUIMARÃES

Presidente



Câmara de Pindaí reabre trabalhos legislativos

Por: Gilson Medina/iguanambi





Fotos:

A Câmara de vereadores de Pindaí, abriu seus trabalhos legislativos 2010, nesta quarta feira; dia 24, com debate de vários temas de interesse da comunidade.
Os vereadores presentes usaram da palavra, levantando a necessidade do poder executivo, adotar providências com relação a proprietários do município, que estão realizando construções irregulares e fechando vias públicas, a exemplo de um muro que foi construído em frente ao cemitério municipal.
Na sessão, o líder do prefeito ma casa, Vereador Luiz Carlos Martinho (Luia), leu a mensagem do executivo, onde destacou-se as ações do plano de governo de 2010. O problema do abastecimento de água também foi abordado. A Vereadora Suzelane Mendes, que faz parte da diretoria da Uvermig, fez a leitura de um oficio da Uvermig, onde a entidade conclama por uma mobilização regional pela construção da adutora do são Francisco.



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mobilização pela construção da Adutora do Rio São Francisco

Diretoria da UVERMIG



Ofício Circular da UVERMIG

Guanambi, 26 de Fevereiro de 2010.


Para os Senadores, Deputados Federais e Estaduais da Bahia,


O objetivo do presente ofício é relatar a situação da seca e os baixos índices pluviométricos da região da Serra Geral, bem como a realidade das Barragens de Ceraíma e Poço do Magro que abastecem as cidades de Guanambi, Candiba e Pindaí, atendendo uma população de mais de 130 mil habitantes. O volume de água atual das duas barragens só atenderá o abastecimento de água potável até o mês de setembro e a estiagem prolongada é motivo de preocupação dos órgãos responsáveis (Embasa e Codevasf).


A preocupação com a longa estiagem que vem assolando a região de Guanambi, ocasionando enormes prejuízos que comprometem a safra, o tratamento de animais e a preocupação maior indiscutivelmente o consumo humano. A UVERMIG solicitou da Codevasf o levantamento do potencial hídrico da região e a capacidade de vazão e qualidade das águas dos poços artesianos já perfurados e sem instalação da região, visando propor ao órgão, que em parceria com o Governo do Estado (CERB) e as Prefeituras Municipais, façam as suas instalações urgentemente e emergencialmente, conforme ofício nº 003/2010 anexo.


A UVERMIG – União dos Vereadores da Microrregião de Guanambi tomou diversas iniciativas visando reivindicar do Governo e da Codevasf a agilização do processo burocrático de construção da Adutora do Rio São Francisco, que atenderá o abastecimento de água das cidades de Guanambi, Iuiú, Malhada, Palmas de Monte Alto, Matina, Igaporã, Candiba, Pindaí e Caetité, com as seguintes sugestões de iniciativas por parte das Câmaras de Vereadores e dos Prefeitos Municipais da região:


  • Decreto de Estado de Emergência nos municípios da Serra Geral, conforme a realidade local;
  • Solicitação de audiência da Diretoria da UVERMIG, Presidentes de Câmaras e Prefeitos com o Governador Jaques Wagner, visando discutir a situação acima relatada;
  • Reunião regional, URGENTE, da Diretoria da UVERMIG, Prefeitos (AMAVALE), Presidentes de Câmaras e representante da Codevasf com o objetivo de agilizar o processo de mobilização regional;
  • Mobilização e envio de fax relatando a situação de seca da região e a necessidade da construção da Adutora do Rio São Francisco para os Senadores, Deputados Federais e Estaduais da Bahia.

A questão da resolução do problema da falta de água para o abastecimento humano é fundamental para a consolidação do desenvolvimento da nossa região e a sobrevivência da comunidade do semi-árido.


Portanto, solicitamos de V.Excia., iniciativas junto ao Governo Federal, Codevasf e Governo Estadual, visando à ampliação da mobilização das forças políticas para resolver essa realidade da região da Serra Geral.


Atenciosamente,


José Carlos Lélis Costa

Presidente da UVERMIG


Ofício n° 003/2010 - CODEVASF

Guanambi, 04 de Fevereiro de 2010.


Exm° Sr.

Antônio Rodrigues Gomes

Chefe do Escritório de Apoio de Guanambi - CODEVASF

Guanambi - Bahia


Prezado Diretor,


Solicito de V.Sa. o envio da relação de poços artesianos perfurados e sem instalação pela CODEVASF nas cidades da região da Serra Geral, bem como a análise da quantidade e qualidade da água. O Objetivo desta solicitação é desenvolver um projeto de parceria entre o Governo Federal (CODEVASF), Governo do Estado (CERB e CAR) e as Prefeituras Municipais visando contribuir para minimizar os efeitos da seca que atinge o semi-árido baiano.


A UVERMIG – União de Vereadores da Microrregião de Guanambi, entidade representativa do Legislativo Regional, tem como objetivo debater e reivindicar doa órgãos responsáveis, especialmente o Ministério da Integração e a CODEVASF, a questão da seca na região. Por isso, os dados dos referidos poços artesianos serão fundamentais para estabelecer uma estratégia de elaboração da seguinte proposta:


- Projeto de instalação de poços artesianos priorizando o abastecimento humano, hortas comunitárias e fruticultura e abastecimento animal. A análise da qualidade da água e o volume são fundamentais para estabelecer as prioridades.


Atenciosamente,


José Carlos Lélis Costa

Presidente da UVERMIG